banner_1b.jpgbanner_1a.jpg

Busca rápida

Usuários IC






Esqueceu sua senha?

criado_por.jpg 

Projetos No categorised

Sócios Pesquisadores

Confira abaixo a lista de sócios pesquisadores e técnicos com atuaçao em áreas diversas e tendo como ponto comum o fato de serem espeleólogos e a preocupação com a preservação do carste:



 alex_hubbe.jpg Alex Hubbe: Bacharel em Ciências Biológicas (2005) e mestre na área de Biologia (Genética) 2008 pela Universidade de São Paulo. Atualmente é doutorando na mesma área e instituição. Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em Paleozoologia, tendo especial interesse pela extinção da megafauna do final do Pleistoceno.


 allan.jpg Allan Silas Calux: Graduado em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (2008). Espeleólogo desde 1998, tem experiência nas áreas de prospecção, mapeamento e técnicas verticais. Atualmente trabalha com sistemas de geoinformação aplicados a pesquisa espeleológica.

 cpia.jpg Ataliba Henrique Fraga Coelho: Possui graduação em Geografia - Faculdades Pedro Leopoldo (2005). Atualmente é geógrafo - Carste Consultores Associados. Tem experiência na área de Geociências com ênfase em Espeleologia.

  Augusto Auler: graduado em geologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1988), especialização em hidrogeologia pela Escuela Superior de Ingenieros de Minas de Madrid, Espanha (1989), mestrado em hidrologia pela Western Kentucky University, Estados Unidos (1994), doutorado em geografia física e geocronologia pela University of Bristol, Inglaterra (1999), pós-doutorado em paleoclimatologia pela UFMG (2006). Fundador e participante ativo de organizações não governamentais de cunho espeleológico. Atualmente, é consultor ambiental especializado em terrenos cársticos mas permanece ativo na pesquisa e publicação técnico-científica sobre temas ligados ao carste.

 aurea_tonaco_pronto.jpg Auria Tonaco: Licenciada em Ciências Biológicas (2008) pela Universidade Federal de Ouro Preto e mestranda do Programa de Pós-graduação em Evolução Crustal e Recursos Naturais na área de Geologia Ambiental e Conservação de Recursos Naturais pela mesma universidade. Possui experiência em Botânica e tem especial interesse pela vegetação associada às dolinas e aos campos rupestres.

 cris_hortus.jpg Cris Bicalho: Doutora em Hidrogeologia do Carste pela Agroparistech, em Montpellier-França (traçadores naturais e antropicos). Mestre em Hidrologia pelo Programa de Tecnologia Ambiental e Recursos Hidricos da Universidade de Brasilia (transporte de sedimentos). Graduada em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Goias. Espeleologa desde 1997, ex-presidente e socia do Espeleo Grupo de Brasilia. Membro do comité do IAH-karst (International Association of Hidrogeology-Karst http://www.iah.org/karst/members.html).


 cristian.jpg Cristian Bittencourt: Graduado em geologia pela Universidade Federal do Paraná (2001), especialização em hidrogeologia pela Fundación Centro Internacional de Hidrologia Subterránea, Espanha (2006), mestre em Geologia Exploratória pela Universidade Federal do Paraná (2008). Desde 2001 trabalha com hidrogeologia cárstica e espeleologia em mineração. Trabalha como consultor especializado em terrenos cársticos desde 2005. Sócio-fundador do Grupo Espeleológico Excurcionista de Vazante. Seu maior interesse reside no estudo de minerações em regiões cársticas, incluindo hidrogeologia, monitoramento, subsidências, espeleologia, etc.


 daniel.jpg Daniel de Stefano Menin: Pós-graduado em Gestão de Marketing de Serviços pela Fundação Armando Alvares Penteado (2004), graduado em Propaganda e Marketing pela Universidade Mackenzie (2000), em especialização (MBA) em Gestão Ambiental pela Poli/Usp (2010-2011). Membro do Grupo Bambuí de Pesquisas Espeleológocas e do "Meandros Espeleo Clube". Atua na prospecção, exploração e mapeamento de cavernas desde 1995.



 fabri.jpg Fabiana Pena Fabri: Graduada em Geografia (Bacharelado) pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008). Mestranda em Geografia e Análise Ambiental pelo Programa de Pós-Graduação do Instituto de Geociências da UFMG. Possui experiência nas seguintes áreas: Geomorfologia Fluvial, Análise Ambiental e Geoprocessamento.


 felipe.jpg Felipe Pimenta: Felipe Pimenta é geólogo, natural de Cordisburgo, ex-integrante do grupo Espeleo-Sabre. Dedica-se ao estudo das rochas carbonáticas, com ênfase em aspectos genéticos e de paleoambientes.


 francisco.jpg Francisco William da Cruz Junior: Possui graduação em Geologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1995), mestrado em Geociências com ênfase a geomorfologia e geologia de terrenos cársticos pelo programa de pós graduação em Geoquímica e Geotectônica pela Universidade de São Paulo (1998), doutorado em geoquímica isotópica pelo mesmo programa na Universidade de São Paulo (2003) e pós-doutorado pela Universidade de Massachusetts nos EUA, entre 2004 e 2007, também trabalhando com geoquímica de isotópos estáveis. Atualmente é pesquisador científico do programa Jovem Pesquisador da FAPESP, com projeto de pesquisa vinculado ao Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo. Vem atuando principalmente no estudo paleoclimático e paleoambiental a partir da geoquímica de espeleotemas de diversas regiões brasileiras. Para maiores detalhes consulte o currículo Lattes em: http://lattes.cnpq.br/850225398397957

 


 frederico_goncalves_ic.jpg Frederico Gonçalves: graduado (Bacharel licenciado) em geografia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerias  (2005), mestrando em geografia e analise ambiental pelo Instituto de Geociências da Universidade Federal de Minas Gerais. Profissionalmente atuou como pesquisador colaborador junto ao setor de arqueologia do Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG e como consultor em arqueologia, geomorfologia, estudos sobre o carste e geoprocessamento. Atualmente se dedica a sua pesquisa de mestrado intitulada: Dinâmica e evolução cárstica do Curral de Pedras, Jequitaí - MG; um sistema completo de grande escala.




 

 joel_rodet.jpg

Joël Rodet: Possui mestrado e doutorado em geomorfologia cárstica, o último pela Universidade Pantheon Sorbonne (1981), além de livre docência pela Universidade de Paris IV-Sorbonne (1991). Atualmente é titular do CNRS (Centre National de La Recherche Scientifique), atuando junto à Universidade de Rouen, França. Atua principalmente em temas como carste, hidrogeologia, morfogênese, geomorfologia, geoarqueologia e espeleologia. Possui vasta experiência em vários países do mundo e representativo acervo de publicações em revistas internacionais. O Brasil figura com destaque entre suas regiões de atuação, tendo realizado diversas missões científicas em boa parte das áreas cársticas brasileiras.

 


 
Leda Zogbi: graduada em Comunicação Social com ênfase em Publicidade e Propaganda pela Universidade de São Paulo (1982). Participou do Grupo Pierre Martin de Espeleologia de 1998 a 2008. Atua principalmente no mapeamento de cavernas e na produção de mapas digitais. 

 

 luc.jpg

Luc Willems: Geógrafo formado na Universidade de Liège, Bélgica, obteve seu doutorado na mesma universidade, em 2000, com tese sobre carste em rochas silicatadas e não carbonáticas no Níger e em Camarões. Entre seus principais interesses está compreender os estágios iniciais da carstificação em todos os tipos de litologias incluindo, mais recentemente, a greda. Também tem estudado a relação entre processos cársticos e morfologia de cavernas e espeleotemas. Tem publicado em revistas internacionais como Zeitschrift fur Geomorphologie, Terra Nova, entre outras. Atualmente é pesquisador associado da Faculdade de Ciências da Universidade de Liège.

 

  Luciana Alt: graduada em Arquitetura e Urbanismo (EAU-UFMG, 2001); especialista em Engenharia Sanitária e Ambiental (DESA-UFMG, 2005); Mestre em Geografia com concentração em Análise Ambiental (IGC-UFMG, 2008), desenvolvendo a pesquisa: "Efetividade sócio-ambiental da APA Carste de Lagoa Santa - MG: uma avaliação a partir de suas ferramentas de planejamento e gestão". Espeleóloga pelo Grupo Bambuí de Pesquisas Espeleológicas, desde 1992.

 

 

  Luís Beethoven Piló: Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1989) e doutorado em Geografia Física pela Universidade de São Paulo (1998). Pós-doutoramento pelo Instituto de Biociências da USP (2004). É membro do Grupo Bambuí de Pesquisas Espeleológicas. Tem experiência nas áreas de geomorfologia, espeleologia, pedologia e geoarqueologia. Atualmente é consultor ambiental especializado em terrenos cársticos.

 

foto_marcus.jpg

 

 

Marcus Vinícios Andrade Silva: Graduado em Engenharia Geológica pela Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto (2007) e mestrando em Geologia Ambiental na mesma instituição. Atua profissionalmente como Hidrogeólogo na Vale Fertilizantes (Brasil, Peru e Moçambique). Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Mineração, Geologia Ambiental e Hidrogeologia.

 

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4111364518377539

Linked in:  http://br.linkedin.com/pub/marcus-silva/25/636/787

 

 

 modura_paulo.jpg Paulo Pessoa: graduado em geologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1988), mestre em Hidrogeologia pela Universidade de São Paulo (1996), doutor em Meio Ambiente, Saneamento e Recursos Hídricos pela UFMG (2005), especialista em estudos hidrogeológicos e ambientais de terrenos cársticos e gerenciamento de recursos hídricos subterrâneos e seus usos múltiplos. Atualmente é Sócio diretor da empresa Hidrovia Hidrogeologia e Meio Ambiente Ltda.

 

 roberto.jpg Roberto Cassimiro: Graduado em geologia pela Universidade Federal de Minas Gerais, atua na área de mapeamento geológico e geologia ambiental. É mestrando da UFMG, com dissertação na área de uso e manejo de cavernas. Realiza pesquisas na área de história da espeleologia.

 drops.jpg

Rodrigo Lopes Ferreira Biólogo graduado pela Universidade Federal de Minas Gerais (1995), com mestrado em Ecologia (Conservação e Manejo da Vida Silvestre) (1998) e doutorado em Ecologia (Conservação e Manejo da Vida Silvestre) pela mesma universidade (2004). Atualmente é professor adjunto I da Universidade Federal de Lavras. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia de cavernas, atuando principalmente nos seguintes temas: cavernas, comunidades, ecologia, invertebrados. Coordena atualmente os seguintes projetos de pesquisa: Estrutura de comunidades de invertebrados cavernícolas na Mata Atlântica brasileira e Estrutura das comunidades cavernícolas na Caatinga brasileira: subsídios para a conservação.

 

 rubens_hardt.jpg Rubens Hardt: Graduado em Tecnologia da Computação pela Universidade do Vale do Paraíba, e licenciado em Geografia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ouro Fino, especialista em Geomorfologia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP - Rio Claro) e Mestre em Geografia Física pela Universidade Estadual Paulista (UNESP - Rio Claro). Atualmente desenvolve o Doutorado em regime de co-tutela na Universidade Estadual Paulista (UNESP - Rio Claro) e na Université de Rouen (França). Desenvolve pesquisas na área de geomorfologia, geoprocessamento e aplicações ambientais no carste.

 

tatiana_souza.jpg
Tatiana SouzaGraduada em Geografia (bacharelado) pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008). Mestranda em Geografia e Análise Ambiental (IGC/UFMG), desenvolvendo a pesquisa “O carste tropical em mármore na borda oeste da Serra do Cipó, MG: investigações acerca da morfodinâmica cárstica”. É membro do “Meandros Espeleo Clube” e integrante do Grupo de Pesquisa “Geomorfologia e Recursos Hídricos” (UFMG).

 

 thiago.jpg Thiago Ferreira Lima: Graduado em geografia pelo Centro Universitário Newton Paiva (2005), é membro do Grupo Bambuí de Pesquisas Espeleológicas. Há cinco anos participa de estudos espeleológicos, explorando e mapeando cavernas em Minas Gerais, Bahia e Pará.

 

  Vitor Moura: doutorando em Análise Ambiental, no Instituto de Geociências da UFMG, mestre em Teoria e Prática do Projeto Arquitetônico, pela Escola de Arquitetura da UFMG (2005), graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo do Instituto Izabela Hendrix (1997). Membro do Grupo Bambuí de Pesquisas Espeleológicas, desde 1991. Atualmente é consultor ambiental, trabalhando principalmente com planejamento de infra-estrutura e manejo de Áreas Protegidas.

  

 xianfeng.jpg Xianfeng Wang: especializado em paleoclima através de estudos em espeleotemas, é um dos pesquisadores mais atuantes na área, com artigos publicados em periódicos de ponta como Science, Nature e Geology. Integrando até 2009 o laboratório de datações da Universidade de Minnesota, está entre as pessoas mais experientes em relação a técnicas de datação através do método de Urânio-Tório. Seu foco de pesquisa tem sido a paleoclimatologia através de espeleotemas do Brasil. Seu doutorado, pela Universidade de Minnesota, também versou sobre alterações climáticas no Plestoceno brasileiro. Atualmente Xianfeng Wang faz seu pós doutorado junto ao Lamont Douherty Earth Laboratory da Universidade de Columbia, em Nova Iorque, EUA.