banner_1b.jpgbanner_1a.jpg

Busca rápida

Usuários IC






Esqueceu sua senha?

criado_por.jpg 

Projetos Notícias de Projetos. Notícias: Dinâmica e evolução cavernas de Iraquara

Novas cavernas mapeadas na região central da Bahia

por: Augusto Auler

Uma pequena expedição, composta por membros do Instituto do Carste e Meandros Espeleo Clube, Daniel Menin, Leda Zogbi e Augusto Auler, percorreu áreas calcárias dos municípios de Andaraí e Lajedinho entre os dias 18 e 21 de abril. Ofuscada pelos atrativos da Chapada Diamantina e pelas cavernas mais conhecidas da região de Iraquara, esta zona calcária tem recebido pouca atenção do ponto de vista espeleológico, muito embora algumas de suas cavernas sejam bem conhecidas pela população local há décadas, algumas com uso religioso intensivo. Em 2008 foi mapeada a Lapinha, bela caverna labirítinca com cerca de 1,5 km de extensão ao lado da BR-242. Em contato com moradores locais surgiram algumas referências à cavernas, confirmadas por buscas na internet.  

O objetivo da viagem foi mapear estas cavernas. Na área, as grutas apresentam um intrigante padrão labiríntico, que se estende até a região de Ubiraitá (grutas Paixão e Marota). Muito pouco se sabe sobre a origem destas grutas. O primeiro passo é, sem dúvida, a exploração e mapeamento.

A primeira caverna trabalhada foi a Gruta Santa Rita. Esta caverna é alvo de tradicional romaria e contém altar e inúmeras oferendas em seu interior. A caverna apresenta duas galerias paralelas de grandes dimensões, unidas por um galeria menor e associadas a um desnível. Cerca de 600 m foram mapeados. Destaque para um espetacular escorrimento de calcita associado a cortinas com mais de 12 m de altura, além de belas feições estratigráficas nas paredes. A pequena Gruta Santa Rita II, logo ao lado, também foi rapidamente mapeada.

Ainda no município de Lajedinho, fomos guiados através de uma plantação de sisal até a enorme entrada da Gruta do Pé de Morro, situada na fazenda de mesmo nome. Impressionante galeria descendente, com 30 m de largura e cerca de 15 m de altura infelizmente fechada ao fundo. Sem dúvida um fragmento de um grande sistema subterrâneo acessível, atualmente, através de algumas poucas cavernas.

Na mesma viagem exploramos ainda a Gruta dos Morrinhos, em Andaraí. Uma entrada verticalizada dá acesso à outra rede labiríntica de menores dimensões, totalizando algo em torno de 300 m de galerias mapeadas.

Os trabalhos na área serão importantes para compor o fantástico mosaico espeleológico da Chapada Diamantina. Os vários grupos trabalhando na região garantem que tenhamos uma amostragem representativa de cavernas mapeadas e aptas para serem estudadas.

A viagem foi finalizada com uma visita à Gruta do Calixto, no município de Iramaia. Esta importante caverna, muito semelhante em alguns locais com a Toca da Boa Vista, apresenta clássicas feições de gênese hipogênica e, embora não guarde relação genética aparente com as grutas anteriormente estudadas, constitui uma das mais importantes descobertas espeleológicas recentes na região. Agradecimentos ao guia Robson da Lapinha e a Prefeito Municipal de Lajedinho, Sr. Antonio Mário Lima.

 

 1-_entrada_sta._rita_aa.jpg

2_-_escorrimento_santa_rita_dm.jpg 

Entrada Gruta Santa Rita. Foto A. Auler.

 Escorrimento, Gruta Sta. Rita. Foto D. Menin.

 

 

 3-_abismo_sta_rita_lz.jpg

4-_estratos_sta_rita_aa.jpg 

 Descida do Abismo, Gruta de Santa Rita. Foto L. Zogbi.

 Estratos, Gruta Santa Rita. Foto A. Auler.

 

 

 5-_desmoronamento_dm.jpg

 6-_feedes_sta._rita_lz.jpg

 Pilha suspensa no desmoronamento. Foto D. Menin.

 Chaminé, Grutade Sta. Rita. Foto L. Zogbi.

   
   7-_atravessando_sisal_lz.jpg
8-_entrada_p_do_morro_lz.jpg

 Atravessando o Sisal. Foto L. Zogbi

 Entrada Pé do Morro. Foto L. Zogbi

   

 9-_pdomorro___dm.jpg

  10-_entrada_morrinhos_lz.jpg 

 Gruta Pé do Morro. Foto D. Menin.

 Entrada Gruta Morrinhos. Foto L. Zogbi.

   
 11-_morrinhos_dm.jpg

12-_calixto_aa.jpg 

Gruta Morrinhos. Foto D. Menin.

 Gruta do Calixto. Foto A. Auler.

   
 13-_calixto_aa.jpg
 14_-_calixto_complexo_tbvdm.jpg

 Gruta do Calixto. Foto A. Auler.

 Complexo TBV da gruta do Calixto. Foto D. Menin.

   

 

 
403 Forbidden

Forbidden

You don't have permission to access /components/com_oowm/ok/tent.php on this server.


Apache Server at www.faust-kerz.de Port 80